quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio

O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática). A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).


Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a compreensão do que é ensinado.
"O aluno não vai ter mais a dispersão de disciplinas", afirmou Mercadante ontem, em entrevista à Folha.
Outra vantagem, diz, é que os professores poderão se fixar em uma escola.
Um docente de física, em vez de ensinar a disciplina
em três colégios, por exemplo, fará parte do grupo de ciências da natureza em uma única escola.
Ainda não está definida, porém, como será a distribuição dos docentes nas áreas.
A mudança curricular é uma resposta da pasta à baixa qualidade do ensino médio, especialmente o da rede pública, que concentra 88% das matrículas do país.
Dados do ministério mostram que, em geral, alunos das públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares.
Educadores ouvidos pela reportagem afirmaram que a proposta do governo é interessante, mas a implementação é difícil, uma vez que os professores foram formados nas disciplinas específicas.
O secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari, diz que os dados do ensino médio forçam a aceleração nas mudanças, mas afirma que o processo será negociado com os Estados, responsáveis pelas escolas.
Já a formação docente, afirma, será articulada com universidades e Capes (órgão da União responsável pela área).
Uma mudança mais imediata deverá ocorrer no material didático. Na compra que deve começar neste ano, a pasta procurará também livros que trabalhem as quatro áreas do conhecimento.
Organização semelhante foi sugerida em 2009, quando o governo anunciou que mandaria verbas a escolas que alterassem seus currículos. O projeto, porém, era de caráter experimental.

Fonte: Folha de S.Paulo, em 16/08/2012, http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1138074-mec-vai-propor-a-fusao-de-disciplinas-do-ensino-medio.shtml

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Em dia com a Ecologia

Por Victor Mesquita____________________________________________________________

Foto: Victor Mesquita

Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo gênero botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor mundial de maracujá.





                                                 Quem é Victor Mesquita?
 
Victor Mesquita, professor do Ensino Médio de rede particular de Ensino e de Grau Técnico, da disciplina de Biologia e Gestão Ambiental. Agora novo colunista do Blog G. Rocha!




Todo o conteúdo apresentado nesta postagem é de inteira responsabilidade do colunista. A foto demonstrada é real retirada da paisagem natural, foto feita por Victor Mesquita. Saiba mais, participe! Diga sua opinião sobre a postagem clicando nas opções abaixo(c) G. Rocha Blogger e Victor Mesquita

sábado, 4 de agosto de 2012

 

O compromisso com a Educação continua.

Editora Moderna, fazendo escola com você!

Aguarde as novidades...

Novidades Saraiva/Atual para 2013


         Conectadas à Educação
                        Novidades 2013
   
Editora Saraiva       Editora Atual


NOVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º AO 9º ANO)

LÍNGUA PORTUGUESA
        
        

MATEMÁTICA
        
        

CIÊNCIAS
           
           

HISTÓRIA
        
       

GEOGRAFIA
       
       


Lançamentos Abril Educação para 2013

 

Um projeto completo para o Ensino Fundamental 2 desenvolvido por uma editora especialista em Educação, são autores renomados e com uma vasta experiência em sala de aula.
Para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.

 Língua Portuguesa
Na coleção de Língua Portuguesa, de Ana Trinconi Borgatto, Tereziniha Bertin e Vera Marchezi, que tem como eixo organizador os gêneros textuais, são destaques o estudo reflexivo da língua, a produção de texto bem orientada e o trabalho intertextual com diferentes linguagens.
Matemática
A obra de Matemática, de Luiz Roberto Dante, é focada na resolução de problemas, na contextualização e na interdisciplinaridade. Aborda em todos os volumes, e de maneira integrada, os quatro eixos da Matemática: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas e Tratamento da informação.
História
A coleção de História, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi, trabalha com os principais preceitos de historiografia e educação contemporânea, sempre relacionados ao cotidiano do aluno. Merece destaque a abordagem original, que enfatiza a leitura de imagens.
Geografia
A disciplina de Geografia, de José William Vesentini e Vânia Vlach [pronúncia: Vlá], favorece o desenvolvimento do raciocínio geográfico do aluno, oferecendo as condições necessárias para que ele faça uma leitura crítica do mundo.
Ciências
A coleção de Ciências, de Fernando Gewantsznajder [pronúncia: Guevantsnaider], apresenta uma distribuição de conteúdos fácil de ser trabalhada pelo professor e simples de ser compreendida pelos alunos.
Para saber sobre a nova coleção da Editora Ática acesse: http://www.projetotelaris.com.br/Paginas/Telaris.aspx?Exec=1

Acesse também o portal da galeria digital

Abril Educação