Por G. Rocha // Entrevistada: Adriana Siqueira
Adriana
Siqueira, professora do Ensino Médio de rede particular de Ensino e Curso
Técnico, nas disciplinas de História, Sociologia, Filosofia, Arte, Ética e
Problemas Socio-Econômicos.
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Pelo menos 160 mil docentes brasileiros que
estão em atividade não tem formação adequada, segundo dados do Censo Escolar
2010, conduzido pelo Inep. Em sua opinião, professores que não possuem formação
adequada deveriam receber apoio de colegas docentes da mesma área? De que forma
isso aconteceria?
Com
certeza. Através de encontros mensais nas próprias escolas.
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Segundo
dados da Fundação Victor Civita (FVC), existem em Pernambuco cerca de 2.060
vagas para professores de diversas áreas, porém, apenas 807 delas estão
ocupadas. O que leva, em sua opinião, a falta de interesse em lecionar?
A
principal causa é a falta de reconhecimento da importância do trabalho do
professor pelos alunos.
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O
número de escolas paralisadas no país graças a questões administrativas,
calamidades públicas, ausência de infraestrutura, desativação de unidades
rurais e falta de docentes chega a 34.617 segundo o Instituto de Pesquisas
Econômica Aplicada (IPEA). Que precauções são tomadas para que a rede de ensino
(municipal, estadual, federal e/ou privada) onde você leciona não faça parte
desta estatística?
Através de
Reformas constantes e inovações tecnológicas.
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Neste começo de ano, 26
mil alunos de Ilhéus, a 462 km de Salvador, passaram a ser obrigados por lei a
rezar o pai-nosso todos os dias na escola. Qual a sua opinião sobre a relação,
quase extinta, entre escola (educação) e a liberdade de expressão?
A escola
tem o papel fundamental na formação do cidadão conservando a total liberdade de
expressão sempre.
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Em sua opinião, o que, além do
professor, ocasiona ou ocasionaria uma grande mudança, para melhor, no ensino
do país? Quem é/seria o responsável desta ação?
A parceria
entre a família e a escola.
Foi preservada, nesta postagem, todas as perguntas e respostas originais feitas entre os dias 09 à 27 de abril de 2012.
Todos os dados apresentados nesta ficha foram retirados da Revista Nova Escola Ano XXVI, nº 247 mês de novembro de 2011 e também nº 250 mês de março de 2012 da Editora Abril.
Copyright for Gabriel Pinheiro, 2012.
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