segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fala, Mestre! Especial nº 02



Por: G. Rocha // Entrevistada: Ayana Freitas
Ayana Freitas, professora do Ensino Fundamental 2 de rede pública de Ensino, da disciplina de Língua Estrangeira Moderna (Inglês).





1
 Pelo menos 160 mil docentes brasileiros que estão em atividade não tem formação adequada, segundo dados do Censo Escolar 2010, conduzido pelo Inep. Em sua opinião, professores que não possuem formação adequada deveriam receber apoio de colegas docentes da mesma área? De que forma isso aconteceria?

O apoio mútuo entre profissionais da mesma área é uma prática saudável e enriquecedora. Contudo, não substitui a formação adequada. Essa prática contribuiria para a má qualidade do ensino. É necessária a realocação desses docentes.


 2
 Segundo dados da Fundação Victor Civita (FVC), existem em Pernambuco cerca de 2.060 vagas para professores de diversas áreas, porém, apenas 807 delas estão ocupadas. O que leva, em sua opinião, a falta de interesse em lecionar?

Em primeiro lugar o que causa o desinteresse dos jovens pela carreira docente é a desvalorização social da profissão.


 3
 O número de escolas paralisadas no país graças a questões administrativas, calamidades públicas, ausência de infraestrutura, desativação de unidades rurais e falta de docentes chega a 34.617 segundo o Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA). Que precauções são tomadas para que a rede de ensino (municipal, estadual, federal e/ou privada) onde você leciona não faça parte desta estatística?

O investimento integral das verbas DA educação NA educação, a conscientização da comunidade escolar da necessidade de conservação do patrimônio e defesa do acesso à escola como direito primário.


 4
 Neste começo de ano, 26 mil alunos de Ilhéus, a 462 km de Salvador, passaram a ser obrigados por lei a rezar o pai-nosso todos os dias na escola. Qual a sua opinião sobre a relação, quase extinta, entre escola (educação) e a liberdade de expressão?

A função da escola no século XXI é formar cidadãos conscientes do seu papel numa sociedade, onde há liberdade de crença, culto, opinião, liberdade política e de escolha no sentido mais amplo da palavra.

 5
Em sua opinião, o que, além do professor, ocasiona ou ocasionaria uma grande mudança, para melhor, no ensino do país? Quem é/seria o responsável desta ação?


O poder vem do povo, falta apenas mobilização para exigir dos nossos representantes ações mais efetivas e menos eleitoreiras. A educação não pode ser moeda de barganha* nas mãos dos políticos, tão pouco a sociedade deveria se conformar com migalhas, nem os docentes se omitirem da sua função de formador de opinião inteligente e crítica.

*barganha: troca de favor e/ou previlégio de forma pouco ética. Fonte: Dicionário Houaiss2 da Língua Portuguesa

"AGRADEÇO À PROFESSORA AYANA FREITAS PELA SAUDOSA RECEPÇÃO NO SEU LOCAL DE TRABALHO, FOI, COM CERTEZA UMA EXPERIÊNCIA MUITO PRAZEROSA E INESQUECÍVEL. OBRIGADO." GABRIEL PINHEIRO
Foi preservada, nesta postagem, todas as perguntas e respostas originais feitas entre os dias 09 à 27 de abril de 2012.
Todos os dados apresentados nesta ficha foram retirados da Revista Nova Escola Ano XXVI, nº 247 mês de novembro de 2011 e também nº 250 mês de março de 2012 da Editora Abril.
Copyright for Gabriel Pinheiro, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário