quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fala, Mestre! Especial nº 03



Por: G. Rocha // Entrevistado: Victor Mesquita
Victor Mesquita, professor do Ensino Médio de rede particular de Ensino e de Grau Técnico, da disciplina de Biologia e Gestão Amabiental.






1
 Pelo menos 160 mil docentes brasileiros que estão em atividade não tem formação adequada, segundo dados do Censo Escolar 2010, conduzido pelo Inep. Em sua opinião, professores que não possuem formação adequada deveriam receber apoio de colegas docentes da mesma área? De que forma isso aconteceria?

Sim. Participando de eventos, palestras e/ou mini cursos.

 2
 Segundo dados da Fundação Victor Civita (FVC), existem em Pernambuco cerca de 2.060 vagas para professores de diversas áreas, porém, apenas 807 delas estão ocupadas. O que leva, em sua opinião, a falta de interesse em lecionar?

A baixa gratificação financeira.

 3
 O número de escolas paralisadas no país graças a questões administrativas, calamidades públicas, ausência de infraestrutura, desativação de unidades rurais e falta de docentes chega a 34.617 segundo o Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA). Que precauções são tomadas para que a rede de ensino (municipal, estadual, federal e/ou privada) onde você leciona não faça parte desta estatística?

A instituição onde leciono faz parte desta estatística.

 4
 Neste começo de ano, 26 mil alunos de Ilhéus, a 462 km de Salvador, passaram a ser obrigados por lei a rezar o pai-nosso todos os dias na escola. Qual a sua opinião sobre a relação, quase extinta, entre escola (educação) e a liberdade de expressão?

Rezar seria opcional.

 5
Em sua opinião, o que, além do professor, ocasiona ou ocasionaria uma grande mudança, para melhor, no ensino do país? Quem é/seria o responsável desta ação?


Consenso no conjunto escola. Direção e/ou Coordenação.

Foi preservada, nesta postagem, todas as perguntas e respostas originais feitas entre os dias 09 à 27 de abril de 2012.
Todos os dados apresentados nesta ficha foram retirados da Revista Nova Escola Ano XXVI, nº 247 mês de novembro de 2011 e também nº 250 mês de março de 2012 da Editora Abril.
Copyright for Gabriel Pinheiro, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário